Contratar um engenheiro civil é bastante importante para a segurança e o andamento da sua obra. Porém, segundo dados do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e do Instituto DataFolha, cerca de 85% dos brasileiros que realizaram obras de reformas e construções não contrataram serviços especializados de engenheiros e de arquitetos.
Na maioria dos casos, a não contratação desse profissional para o planejamento e acompanhamento das obras ocorre por uma questão de economia.
Geralmente, o brasileiro se preocupa somente com o desenvolvimento da planta para obtenção da autorização da prefeitura e, posteriormente, confia somente no mestre de obras.
Mas, mesmo que o resultado dê certo, existem grandes riscos que poderão comprometer as estruturas de uma casa ou apartamento a médio e longo prazo, lembrando que o barato sempre sai muito caro.
Por que é importante contratar um engenheiro civil?
Decidir reformar ou construir algo exigem atenção em relação aos cálculos, uso de material e monitoramento dos resultados em relação ao que está previsto na planta baixa, no orçamento inicial e no cronograma de duração da obra.
Principalmente, a falta da atenção de um engenheiro ou arquiteto pode ainda compromete a dimensão da construção e de seus cômodos, permitindo, por exemplo, a existência de janelas pequenas ou baixas e tetos rebaixados até a fachada da casa, comprometendo o resultado final e o conforto do ambiente.
Entre outros fatores devemos ainda ressaltar as instalações elétricas e hidráulicas que, além da previsão do planejamento inicial, poderá precisar de ajustes e adaptações técnicas.
Outro erro que poderá surgir são as possíveis fissuras nas paredes e muros, o que poderá condenar toda a construção.
